terça-feira, 18 de agosto de 2009

História do Haiti

Primeiro País da América Latina a se declarar independente e a decretar a abolição da escravatura, o Haiti - palavra que significa " pais montanhoso " - tem uma das mais belas histórias do novo mundo.
A pobreza econômica altual contrasta com o passado de colônia Francesa mais rica da América. No século XVIII , chegou a ser , por muito tempo , o maior produtor mundial de açúcar, numa era que este era chamado de " Ouro Branco " e era motivo de guerra entre países.
Palco da maior rebelião negra até hoje realizada, o pequeno país se fez grande ao pegar o embalo da Revolução Francesa e se tornar livre. Liderados por Toussaint L'Ouverture , os escravos da colônia de declararam livres em 1794. Poucos anos depois , as tropas de Napoleão invadiram a ilha Hispaniola e promoveram um banho de sangue para restaurar o regime de servidão.

Sinônimo de miséria , o país hojê é ocupado por soldados da ONU , liderados pelo Exército brasileiro , numa operação polêmica e , como toda ocupação militar , marcada por arbitrariedades pouco visíveis na mídia Tupiniquim.